Como Cuidar Do Seu Tapete / Carpete

Olá!

Muitos clientes meus adoram tapetes para a área social da casa, mas quando se trata de quartos sempre hesitam, devido ao receio da higiene e poeira, mas acho que isso pode ser mudado se tomarmos as devidas precauções.

Além disso, todos devem se perguntar pelo menos alguma vez, ou até se desesperar, quando nós ou alguém derruba uma taça de vinho no tapete de casa (meu caso). Como fazer? Como limpar sem piorar ainda mais o estrago?

Segue algumas dicas de remoção de manchas:

Acetona – Deixe a mancha secar, e depois aplique água morna e enxugue com tecido absorvente.

Café – Com um pano limpo, passe detergente, enxugue com tecido absorvente e após a absorção passe gelo.

Cêra de Velas – Enxugue com tecido absorvente e, com um pano limpo, passe solvente limpador a seco.

Cerveja – Com um pano limpo, passe água morna, enxugue com tecido absorvente e, com um pano limpo, retire os resíduos com água e sabão.

Chá – Com um pano limpo, aplique água morna e depois amoníaco diluído em água. Enxugue com tecido absorvente.

Chiclete – Com um pano limpo, aplique água morna e depois benzina. Enxugue com tecido absorvente.

Chocolates/Balas/Doces – Enxugue com tecido absorvente até retirar todos os resíduos. Aplique glicerina e depois a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco, diluídos em 1 litro de água morna (agite até fazer espuma).

Esmalte – Passe acetona e deixe secar. Retire resíduos com tecido absorvente e, com um pano limpo, passe água com sabão.

Frutas – Retire os resíduos com tecido absorvente e aplique, com um pano limpo, a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagure branco, diluídos em 1 litro de água morna (agite até fazer espuma).

Gordura e Óleo – Aplique álcool com um pano limpo, enxugue com tecido absorvente e retire resíduos com água e sabão.

Licor – Enxugue com tecido absorvente e, com um pano limpo, aplique removedor, para retirar resíduos aplique água e sabão.

Refrigerante – Enxugue com tecido absorvente e com um pano limpo retire resíduos com a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco, diluídos em 1 litro de água morna (agite até fazer espuma).

Sangue – Enxugue com tecido absorvente e com um pano limpo retire resíduos com a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco, diluídos em 1 litro de água morna (agite até fazer espuma).

Sorvete – Aplique detergente e enxugue com tecido absorvente. Repita a operação.

Urina – Enxugue com tecido absorvente e com um pano limpo aplique a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco, diluídos em 1 litro de água morna (agite até fazer espuma).

Vinho – Enxugue com tecido absorvente e com um pano limpo aplique a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco, diluídos em 1 litro de água morna (agite até fazer espuma).

Vômito – Aplique amoníaco diluído, enxugue com tecido absorvente e com um pano limpo passe a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco, diluídos em 1 litro de água morna (agite até fazer espuma).

Whisky e Coquetéis – Enxugue com tecido absorvente. Com um pano limpo passe água com sabão e depois vinagre branco.

Como fazemos para aumentar a durabilidade dos tapetes / carpetes?

  1. Aspiração regularmente (pelo menos 01 vez por semana) com um bom aspirador, sempre limpando antes o filtro;
  2. Limpe as sujeiras rapidamente;
  3. Uma limpeza profissional deve ser feita em seu carpete / tapete a cada 12 ou 18 meses no máximo.
  4. Na minha casa, semanalmente, a minha mãe deixava os tapetes tomarem um pouco de sol, mas cuidado, não é para deixar peça esturricar a manhã toda no quintal / varanda, é bem pouco para não desbotarem (mas antes é sempre bom verificar com o fornecedor).

Evite que as impurezas cheguem dentro de casa:

Use Capacho – Capachos podem ajudar muito a diminuir a quantidade de impurezas que entram em sua casa.

Tire os Sapatos – você pode aumentar a vida útil de seu carpete / tapete pedindo para que as pessoas tirem seus sapatos antes de entrar em sua casa, porém nem sempre podemos dizer isso aos convidados, mas nós, donos da casa, podemos adotar este lema no dia a dia.

Troque os filtros de ar – Troque os filtros de seu sistema de aquecimento e ar condicionado conforme orientado pelos fabricantes. Quanto mais poeira e particulas forem removidas pelos filtros, menos elas cairão sobre o carpete / tapete.

Tapetes merecem o mesmo cuidado que carpetes, em alguns casos, atenção especial.

Lavando Tapetes – Se o seu tapete é pequeno e o fabricante diz que pode ser lavado em máquina, bata o tapete fora da casa e depois coloque-o na máquina na temperatura recomendada. Use agua morna e um detergente neutro. Seque na máquina na menor temperatura quente.

Tapetes maiores – Se o seu maior tapete é facil de carregar, bata o tapete fora de casa primeiro. Depois leve o tapete para dentro e aspire-o. Se o fabricante recomenda limpeza a seco, enrole-o e leve-o para uma empresa de lavagem a seco.

Aspirando tapetes grandes – Para tapetes maiores aspire o tapete começando do centro para fora. Se ele tiver franja tome cuidado para não aspira-la. Levante as laterais do tapete e aspire em seu entorno.

Cuidados para Tapetes Orientais, Turcos e Persas – Limpe esses tapetes de acordo com as recomendações do fabricante ou leve-o a uma lavanderia profissional. Seja cuidadoso com a franja deles.

Bom, espero que as dicas ajudem!

Fonte: Santa Mônica Tapetes

 
Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s