Oie!
Muita gente, quando reforma a casa, se “esquece” da cozinha, acham que não vale a pena investir dinheiro para se ter um ambiente funcional, fácil de se trabalhar e até para receber pessoas para um jantar, no qual os donos da casa irão cozinhar.
Hoje em dia existem algumas dificuldades para se planejar o local, isso porque, cada vez mais os apartamentos estão menores e menores, a cozinha e área de serviço nem se fala… Um quebra-cabeça para colocar tudo que é necessário num espaço ínfimo!
Para quem não sabe, nós arquitetos, precisamos projetar a cozinha de forma que o famoso triângulo (pia, fogão e geladeira) fique livre, para que se possa trabalhar sem as pessoas ficarem se esbarrando. Caso você vá diretamente a lojas de móveis planejados, atente-se a isso, questione a pessoa que está fazendo o seu projeto, que espaço livre está deixando nessa área do triângulo. Claro que se a cozinha for um corredor super estreito, não é possível trabalhar com o triângulo, mas pode-se fazer de uma forma que estes locais tenham um espaço razoável para se trabalhar e locomover (exemplo de planta neste POST).
Normalmente nos projetos, costumo deixar (quando o espaço permite) no mínimo 1,20m livre de passagem (duas pessoas circulando) para o fogão, geladeira e pia, assim consegue-se abrir portas sem obstruir a circulação. E se não for possível manter esta medida, EVITE a ILHA na cozinha, pois em um caso desse ela só irá atrapalhar ao invés de ajudar.
Lembre-se, que se possível, deixar sempre a máquina de lavar louças perto da pia, porque assim, você evita de molhar e sujar o piso na hora de colocar a louça na máquina. Ao lado do fogão, é bom ter gavetas com facas, colheres e temperos, assim fica mais fácil de cozinhar. Não esqueça de tomadas ao longo da bancada para ligar liquidificador, batedeira e etc, não existe coisa pior do que a bancada com pouquíssimas tomadas, estas devem ser locadas em pontos estrátégicos e de fácil acesso. Um outro item super importante, ilumine bem a cozinha, para evitar locais com sombras especialmente na pia e fogão.
Resolvido tudo isso no projeto, chega a hora de escolher os acabamentos (melhor parte!), um conselho: EVITE MODISMOS! (por exemplo: cores que você irá se enjoar facilmente). Normalmente montamos a cozinha, para não termos que mexer na mesma por muito tempo, reformar este ambiente custa caro, portanto pense e estude o que é melhor para você. Procure por tons que não cansem os seus olhos, e se a cozinha for pequena, evite cores escuras, elas diminuem ainda mais o espaço, mas não sinta medo de usar madeiras de tons mais claros, se você for do tipo que gosta de um ar um pouco mais rústico (meu caso). Usando a madeira você pode clarear o ambiente colocando uma pedra clara na bancada, mesma coisa para o piso ( pedra, porcelanato ou ladrilho hidráulico).
Separei algumas imagens para inspirações de cozinhas de todos os tamanhos!!
Ilha em amarelo claro, usada para cozinhar (cooktop) e comer / receber:
Nesta cozinha, a ilha, na verdade é uma mesa de apoio:
Nesta cozinha toda branca, a cor dela foi dada pelo forro em madeira. Note que a circulação em volta da ilha é ampla, e que esta não tem uma função apenas decorativa (receber), mas sim de trabalho:
Paixão pela parede de tijolinhos nesta cozinha!!! Também fica evidente o triângulo que falei anteriormente:
Cozinha relativamente pequena, na parede um tom de verde pastel e destaque para o gabinete vermelho embaixo do fogão. Achei super charmosa:
Esta Cozinha logo abaixo saiu na Casa e Jardim, é bem espaçosa, mas todos os eletrodomésticos enfileilarados, armários em madeira de demolição e parede revestida em ladrilhos hidráulicos:
Qual você gostou mais??? A minha preferida é a de tijolinhos!