Projeto Para Espaços Pequenos

Olá!!!

Mais uma vez peço desculpas pelo meu sumiço na semana passda…

Estou fazendo o projeto de reforma do pavimento térreo da casa de primos meus, a propriedade não é grande, por isso acaba gerando certas dificuldades na hora de projetar, desafios sempre são bem vindos, e um como este em especial, nos ensinam a aproveitar muito bem o espaço.

Esta casa além de não ser grande, é geminada dos dois lados, o que dificulta ainda mais o projeto na questão luminosidade, para melhorar isso abrimos boa parte da parede da cozinha que dava para a sala de jantar, isso ajuda a claridade entrar e a iluminar este espaço que está no meio da casa e sem janela alguma. Além disso em alguns ambientes como o living o pé direito é mais baixo (em uma parte somente), por isso não há possíbilidade de colocar gesso, que seria um grande aliado na hora de fazer o projeto de iluminação, mas tivemos que optar por trilhos (linhas grossas vermelhas no living/home) com spots o que nos dá a liberdade de direcionar o foco luz para onde quisermos. Outra coisa que fizemos para ajudar a dar mais claridade no living foi fazer um recorte na laje da garagem (era toda coberta), isso irá favorecer. Outros itens que ajudam bastante a refletir a luz são as tintas de tons claros aplicadas nas paredes e espelhos pendurados em locais estratégicos.

F03_Elétrica e Iluminação r02 Layout1 (1)

Ainda não detalhei a casa toda, mas comecei pelas partes mais importantes e que deveriam ser as primeiras a ficarem prontas, assim os proprietários podem se mudar para a casa / apartamento, no meu caso seriam a cozinha e lavanderia. Vou mostrar abaixo primeiramente o detalhamento da cozinha, que é bem pequena, portanto usei todos os lugares possiveis para poder criar espaços em que possam guardar comida, louças e panelas. Na bancada de divisória da cozinha com a sala de jantar, o fundo do armário também servirá de acabamento  para quem olha da sala de jantar (pode – se ver na planta de piso, na qual a base vai até o final do pilar), fiz isso para ganhar um pouquinhho mais de profundidade neste armário baixo. Não é fácil, pois nesse momento você tem que lembrar de tudo que uma pessoa possa precisar em uma cozinha e claro, sempre ver com o cliente suas necessidades e o que ele já possui e irá usar.

F04_Detalhamento Cozinha r03 Layout1 (1)

O projeto da lavanderia já está finalizado, só não coloquei por aqui, pois não tinha grandes resoluções a serem feitas, a única realmente necessária foi a utilização de porta com vidro e veneziana, pois como vocês podem ver na planta a lavanderia fica logo atrás da churrasqueira, portanto ficou sem janela, então a solução achada para ventilação e iluminação foi essa.

O lavabo é bem estreito e os proprietários queriam uma bancada para a cuba, a solução que achei e sempre funciona muito bem, é usar cuba redonda, pois costumam ser as menores nos dando chance de projetar um tampo em madeira para apoio e ainda fazer uma produção legal. Como na lavanderia não teve espaço para muitos armários (todos são aéreos), precisava colocar um alto neste lavabo, logo ao lado do vaso, e para conseguirmos abrir as portas por completo precisei fazer uma base de 50cm  ultrapassando a altura da bacia, com este armário conseguirão guardar aspirador e outras coisas, servirá como um pequeno depósito. Mas este móvel tem que ter uma aparência bonita, então o projetei com portas trabalhadas com opção de aplicação de palha / papel de parede, ou espelho, o que dará graça ao espaço. Para o lavabo ficar mais aconchegante, as paredes terão aplicação de tinta, o que reduz bastante os custos de revestimentos (isso serve para banheiros também, paredes pintadas e somente dentro do box usa-se tudo azulejado), ou papel de parede / palha (que sai um pouquinho mais caro, mas sempre é bem vindo, exceto em banheiros), ou algum revestimento diferente que dê uma aquecida.

F07_Lavabo r01 Layout1 (1)

Conseguiram usar alguma dica deste projeto? Espero que sim!!

Beijos!

Imagens: Projetos por Decorarst

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s