Oi!!!!
Tive que fazer um REBLOG deste post sobre A História dos Caquinhos que o Blog Elegancia das Coisas postou!
Na casa em que morei até meus 25 anos tinha este tipo de revestimento no quintal, e nunca havia entendido o por que de fazerem aquele tipo de colocação e de onde vinham os tais caquinhos!
Vale muito a pena ler!!! Para mim, trouxe muitas lembranças da infância e adolescencia!
Beijos
A casa da minha mãe tem o piso da varanda feito com esse mosaico como tantas outras casas paulistas dos anos 40/50 . Eu amo o piso de caquinhos de cerâmica vermelhos salpicado de cacos pretos e amarelos. Descobri um texto que conta a história dessa moda. O autor é o Engenheiro Civil Manoel Henrique Campos Botelho que autorizou a sua publicação aqui.
O mistério do marketing das lajotas quebradas
Pode algo quebrado valer mais que a peça inteira? Aparentemente não. Mas no Brasil já aconteceu isto, talvez pela primeira vez na história da humanidade. Vamos contar esse mistério.
Foi na década de 40 / 50 do século passado. Voltemos a esse tempo. A cidade de São Paulo era servida por duas indústrias cerâmicas principais. Um dos produtos dessas cerâmicas era um tipo de lajota cerâmica quadrada (algo como 20x20cm) composta por quatro quadrados iguais. Essas lajotas eram produzidas nas…
Ver o post original 685 mais palavras